Como será o 8º Torneio Vividense de Street Fighter RPG

Quem tá afim de levar o Troféu Transitório para casa, hein?!

Bem, gente... chegamos ao torneio de 2011... é o oitavo que vamos realizar em dez anos. O tempo passou, não? Em 2002, primórdios do presente século, quando fizemos o primeiro dos campeonatos, todos ainda morávamos na casa de nossos pais, lá em Coronel.

O tempo passou, “crescemos” (alguns já estão de cabelo branco até), novos amigos apareceram em nossas vidas e agora cada um tem a sua responsabilidade e toca seu próprio caminho... A única coisa que ficou, e que a gente tenta manter duramente ano a ano, é o tal do torneio de Street Fighter, o “CWSF”.

Uma alusão a Coronel Vivida (CVV ou CW) e Street Fighter (SF... Dãããã...). Uma vez a cada primavera completada voltamos a ser adolescentes espinhentos, daqueles bem CDFs, e ficamos discutindo regras de RPG como se fosse a coisa mais importante do mundo.

Mas como no CWSF conversa fiada nunca foi o forte (só Manobra Especial fiada), vamos parar com esse saudosismo barato e abordar as regras deste ano.

Alguns de vocês já jogaram o Street Fighter IV, para vocês vai ser mais fácil de entender o que está acontecendo. Mas quem é totalmente das antigas também não terá dificuldade.

O conceito deste ano

O campeonato será ambientado no Street Fighter IV, tempo em que o novo vilão do jogo, Seth, é o figurão principal. Seth (veja a figura) nada mais é do que um dos muitos clones que M. Bison desenvolveu de si com o apoio dos geneticistas da Shadaloo. Seth e os demais clones têm suas capacidades artificialmente ampliadas, no limite do desenvolvimento humano, tanto física quanto intelectualmente.

Por algum motivo desconhecido, Seth desenvolveu consciência própria, livrando-se do laço que tinha com Bison. Ele submeteu-se a uma cirurgia, transformando-se num ciborgue e acoplando em seu abdome um aparelho conhecido como Tanden Engine. É essa bola que parece o yin-yang, conhecido símbolo das artes marciais. O Tanden Engine é um artefato robótico e por meio dele Seth é capaz de copiar e reproduzir habilidades de outros lutadores. É por isso que no jogo ele tem tanto Dragon Punch quanto Spinning Pile Driver. Ele tem acesso a manobras de todos os estilos.


A cirurgia pela qual Seth passou acabou com a sua vida, digamos, “social”. Virou um ciborgue definitivamente e nada mais pode separá-lo daquela bola no abdome. Dizem que ele não tem nem vísceras e nem órgãos genitais (um alto preço, mesmo para o poder supremo, não? =D). Isso sem falar que a cirurgia é de alto risco, ele poderia não ter sobrevivido ao processo.

A S.I.N., sua associação criminosa particular, antigo braço armado da Shadaloo responsável pelo desenvolvimento de novas armas e tecnologia, passou a pesquisar maneiras, digamos, menos traumáticas de conquistar esse poder das cópias.

É aí que entra o torneio deste ano...

Tanden Driver


O Tanden Driver é uma evolução primorosa do Tanden Engine. Trata-se de um cinturão (veja figura) que pode ser acoplado no abdome de qualquer pessoa por meio de uma cirurgia relativamente simples e alguns engates na coluna vertebral.

O Tanden Driver é resultado da experiência pioneira de biorobótica que a S.I.N. desenvolveu enquanto braço da Shadaloo. Vários lutadores foram capturados mundo afora e submetidos à essa cirurgia.

Uma vez instalado o Tanden Driver no abdome do lutador, os cientistas operadores utilizam um aparelho auxiliar e por meio dele são capazes de fazer uma “cópia” de todas as habilidades, manobras e conhecimentos do sujeito em questão. Essa bagagem cultural copiada é mantida nos computadores quânticos da Shadaloo, absurdamente desenvolvidos e especialmente preparados para arquivar dados sobre movimentos físicos, posturas e equilíbrio. Por meio disso, a organização tem o detalhe de execução de antigos segredos dos mestres de artes marciais e podem reproduzi-los nos seus soldados geneticamente melhorados.

Via de regra, uma vez copiadas as habilidades do lutador, o Tanden Driver é desinstalado e a pessoa retorna à sua rotina. O modus operandi da Shadaloo era raptar guerreiros, submetê-los ao processo do Tanden Driver e depois devolvê-los ao mundo já sem o cinturão. A maior parte era mantida anestesiada durante todo o processo e por isso não se lembram de nada quando voltavam para o dia-a-dia. Dizem que todos os guerreiros mundiais já tiveram, em algum momento de suas vidas, suas habilidades copiadas assim.

Copiando os outros

Alguns cientistas perceberam que o Tanden Driver poderia ser melhorado, abandonando a antiga técnica de abrir e tirar toda a buchada de um para instalar um aparelho enorme e desajeitado como aquela bolinha de yin-yang, só para executar manobras especiais de outros guerreiros. O próprio cinturão poderia fazer isso, porque não? Após alguns meses de pesquisa, os cientistas da Shadaloo/S.I.N. já tinham uma nova utilidade para o Tanden Driver.

Estudando a forma de funcionamento da manobra Yoga Teleport, os cientistas descobriram que, por meio de intensa concentração mental e canalização do chi, o guerreiro era capaz de emanar luz e em seguida dissolver seu corpo ao nível atômico e fazer com que átomos presentes em outro local constituíssem a pessoa de novo. Isso, inclusive, no mundo real, já foi conseguido com fótons, pequenas partículas da luz.

Trata-se se uma reorganização atômica, digamos. Nessa manobra especial, o praticante tem o controle do corpo a tal ponto de poder dissolvê-lo e constituí-lo de novo.

Partindo desse conhecimento, os pesquisadores desenvolveram o Tanden Driver e reproduziram nele essa capacidade de reorganização atômica. A idéia é que o usuário do cinturão fosse capaz de, ao reorganizar seus átomos, assumir a forma de outros lutadores, seus conhecimentos, suas manobras... enfim, todo o material daquele banco de dados armazenado nos computadores quânticos da Shadaloo. Uma cópia perfeita, exata e tão forte quanto a original!

O lutador armazenado em uma cartinha

Esses cientistas então desenvolveram uma espécie de chip avançado, no formato de uma pequena carta de baralho (veja a figura). Esse super-chip, também chamado de Tanden Card, contém as informações de diversos lutadores. Cada Tanden Card reúne as características de um Street Fighter. Ao acoplar o Tanden Card no Tanden Driver, o aparelho faz a leitura, dissolve o corpo do usuário e o reorganiza, assumindo a forma do lutador em questão, cujas habilidades estão presentes na carta.

Graças a um ajuste tecnológico, o usuário do Tanden Driver mantém a própria consciência original, embora o seu cérebro inteiro tenha sido modificado na reorganização atômica. Isso ocorre porque o Tanden Driver mantém as características do usuário “salvas” em um compartimento especial do cinturão, que é o verdadeiro cérebro de toda a história.

E adivinhem quais são os lutadores armazenados nessas cartinhas?

Pois é... são os caras que construímos nesses dez anos de campeonato.

A história começa aqui!

O que podemos dizer – e isso ficou óbvio – é que nesse torneio vocês serão personagens usuários do Tanden Driver. Mas o cenário que vocês estarão inseridos não será revelado... ainda!

Temos um total de 100 personagens disponíveis para esse torneio. São todos os que apareceram em edições anteriores do campeonato e mais aqueles que usamos nas nossas crônicas de Street Fighter em Coronel. Há ainda os personagens que a turma de Londrina usou em suas respectivas campanhas. Mas o total é 100.

Cada personagem terá uma cartinha, um Tanden Card. E cada uma dessas cartinhas terá também um número no canto inferior direito (veja figura). Esse é o “poder de luta” do personagem. É uma conta que fizemos levando em consideração os pontos de experiência, níveis de atributos, habilidades, manobras, pontos de chi, força de vontade e saúde de cada um.

Cada personagem tem um certo valor de poder de luta. É sempre um número redondo: 100, 200, 300, 400... quanto maior o poder de luta, mais poderoso é o personagem.

É isso que você vai dizer se ver o Bison e estiver com um personagem de 300 pontos na mão.

Você, participante do torneio, terá 3.000 pontos a sua disposição. Você poderá “comprar” os Tanden Cards que preferir, seguindo a seguinte lógica:

No dia do torneio (não esqueça! Dia 12 de fevereiro agora!), você receberá em sua mão as Tanden Cards de cada personagem que você já controlou em edições anteriores do campeonato, além daqueles que você eventualmente construiu em alguma crônica de Street Fighter que jogamos juntos. De posse desses Tanden Cards, você poderá escolher quais deles deseja manter para si. Você tem 3000 pontos, quais desses caras você vai querer manter em sua mão e quais vai descartar?

Depois que você escolher os seus personagens, os demais jogadores vão passar pelo mesmo processo e as cartas devolvidas serão colocadas em uma mesa.

Assim, todo mundo vai se reunir em volta dessa mesa. Então o campeão atual do torneio (que é o Jean) vai poder escolher UMA carta da mesa e pegar ela para si, pagando os pontos de poder correspondente a ela. Em seguida, a ordem de escolha das cartas restantes se dará por meio do ranking, até que todas estejam escolhidas.

O jogador NÃO PODERÁ escolher uma carta se não tiver pontos suficientes para comprá-la.

Caso o jogador ainda tenha pontos sobrando mas na mesa não exista nenhum personagem com poder equivalente, então nesse caso, E SOMENTE NESSE CASO, um personagem mais poderoso vai ser dado a esse jogador. Esse personagem, contudo, terá seus pontos de Saúde, Chi, Força de Vontade e marcadores de Técnicas (como os oferecidos pela Técnica Suprema Menor Esforço) diminuídos proporcionalmente, sempre arredondando PARA BAIXO.

Mas porque diabos eu escolheria controlar um personagem mais fraco?

Porque, meu querido, via de regra cada Tanden Card é um personagem em separado. É aquela coisa, você se dissolve e se reconstitui. Então cada personagem tem seus próprios pontos de saúde, chi, força de vontade... tudo separadinho.

Você pode ter poucos personagens bem fortes ou um punhado de personagens mais fracos. Ter gente forte na sua mão significa que você bate mais e derruba mais adversários... mas ter gente fraca significa automaticamente que você tem MAIS personagens... MAIS saúde... e portanto, duração maior na arena. Vai da sua estratégia.

Vou poder mudar de personagem no meio da luta?

Sim, essa é uma das novidades dessa edição. Conforme a necessidade, você poderá usar suas Tanden Cards e se transformar em algum outro personagem que está na sua mão. Você poderá fazer isso seguindo uma regra que ainda vamos publicar aqui.

O que acontece quando um personagem meu perde todos os pontos de saúde?


Quando a saúde chegar a zero, a Tanden Card do seu personagem ficará inativa. Você não poderá mais acessá-lo.

Quando isso acontecer, seu personagem irá se dissolver conforme explicado acima e suas células demorarão um turno inteiro se reorganizando e assumindo uma outra forma, que poderá ser escolhida por você.

Enquanto você estiver dissolvido, nada poderá nem feri-lo e nem atingi-lo. Você ficará imune nesse turno.


Quantos personagens vamos ter?

A idéia é que cada um de vocês ou tenha uns dois ou três caras BEM fortes... ou então até uns dez caras mais fracos. A média será quatro ou cinco personagens para cada um. Fiquem tranqüilos, com 100 PCs tem escolhas de sobra para todos!

Posso ter até 10 personagens? Acho que vou ter MUITAS cartas de combate e vou me perder...

Pois então. Concordo contigo. Ninguém conseguiria se achar. Para resolver isso, vamos adotar o esquema da tabela. Cada personagem terá uma tabela de golpes, onde estarão descritas todas as suas estatísticas.

No começo de cada turno você receberá uma carta de combate em branco. Você vai preenchê-la conforme a ação que você vai desempenhar esse turno.

Assim, com só uma carta de combate na mão e preenchida no momento da escolha, a confiabilidade torna-se maior. A gente vai ter certeza do que cada personagem está fazendo exatamente a cada turno.



Se alguém levar um Ranging Demon ou um Mind Control, que são golpes que geralmente acabam com a luta, o jogador perde definitivamente?

Pois então... devido a natureza do Tanden Driver, podemos entender que esses tipos de golpe não necessariamente acabam com a luta.

No caso do Ranging Demon, mesmo que o corpo do alvo seja estraçalhado, ainda assim o Tanden Driver será capaz de reorganizar seus átomos e fazer com que uma nova forma seja assumida.

E em se tratando de Mind Control... Já explicamos que o Tanden Driver é quem manda, não o cérebro em si. Assim, entendemos que SÓ AQUELE PERSONAGEM QUE FOI DOMINADO pela manobra estará submetido ao Mind Control e não todo o conjunto de personagens.

A consciência mecânica do personagem armazenada no Tanden Driver saberá que está dominado e perderá o controle de si... mas assim que esse personagem for derrotado, seu corpo se dissolverá e se reconstituirá, dissolvendo também o controle exercido pelo Mind Control.

Essas duas manobras só são mortais se atingirem o “eu” original.

Qual personagem será o “eu”, o original?

Você terá que escolher na hora. Um dos seus personagens será aquele que terá a consciência dominante, para termos de representação e interação com os demais jogadores. Ele é justamente aquele sujeito que teve o Tanden Driver acoplado no abdome por meio de uma cirurgia e que agora está usando o Tanden Driver e algumas cartas.

Contudo, o “eu”, que é o “capitão do time”, é uma escolha muito importante, pois se ele for derrotado, dominado ou destruído, então todos os demais personagens estarão perdidos. Se fosse uma partida de Xadrez, esse personagem é o Rei. Se morreu, Xeque-Mate para você.

Da mesma maneira, se o “eu” original ou capitão do time levar um Mind Control ou um Ranging Demon... cara, pode sair da mesa que você perdeu. Por isso, GUARDE BEM ESSE PERSONAGEM. Certamente ele será o último que você usar.

O capitão tem uma vantagem sobre os demais personagens. Ele tem direito a fazer testes de Vigor para continuar lutando depois de já ter perdido todos os seus pontos de saúde, coisa que os demais personagens não podem fazer.

Vai ter honra nessa luta?

Será uma luta pela sobrevivência e os conceitos formais de honra, de um contra um, não estarão valendo tais como os conhecemos. Não é um desafio formal, uma luta homem-a-homem. É uma briga de todo mundo contra todo mundo em que só um sai vivo.

Contudo, o caráter de alguns personagens não permitiria fugir da honra nem em uma situação dessas.

Para não deixar os jogadores honrados em desvantagem, uma vez que a honra não vai fazer diferença em termos de regras, assumimos que o Tanden Driver tem uma limitação especial.

Conforme já explicamos, o Tanden Driver copia toda a memória e experiência do usuário e a mantém no cinturão, permitindo a reconfiguração atômica ou celular sem que ele perca a própria consciência. Contudo, esse aparelho foi construído para reproduzir MOVIMENTOS MARCIAIS e não para simular um comportamento. Assim, apesar de ele armazenar toda a consciência do personagem-capitão, o aparelho não está preparado para reproduzi-la fielmente. Ele simplesmente não foi feito para isso. Ele está, sim, preparado para executar manobras especiais e habilidades de combate.

Como conseqüência disso, o personagem não consegue avaliar segundo a moral e honra a atitude ideal a ser tomada em combate. O Tanden Driver disponibiliza ações baseadas na objetividade e eficiência no combate. Valores morais são guardados, não reproduzidos.

O personagem “eu original” pode se sentir extremamente culpado e até perder pontos de honra após reassumir a sua forma original e constatar que agiu em combate sem pensar no combate justo. Ele até pode argumentar para si mesmo que não se sentia plenamente no controle da situação. Mas aí já será tarde demais...

Posso quebrar o Tanden Driver do meu adversário?

O Tanden Driver é equipamento militar experimental de alta tecnologia e foi desenvolvido para ser usado em combate mortal. Ele é muito resistente e só poderia ser destruído fisicamente com um dano muito elevado (uma grande explosão, talvez?). Movimentos marciais, por mais mortais que sejam quando o alvo é o corpo humano, dificilmente causariam alguma avaria no Tanden Driver.

Um dispositivo de segurança inutiliza totalmente o Tanden Driver se o seu usuário morrer. Somente um mestre da biorobótica poderia retirar o Tanden Driver de uma pessoa ainda viva, desinstalá-lo, e colocá-lo em um segundo usuário.


E quem é que vence essa parada?

A luta vai até que só fique um de pé. Depois disso, teremos uma final entre o cara que sobreviveu e aquele que mais bateu. Nesse momento, os dois personagens – o sobrevivente e o melhor atacante – terão todos os seus personagens restaurados e travarão a grande final.

O melhor atacante será determinado por um sistema de pontuação que estamos bolando. Mas já temos definido que a pontuação será determinada pelo número de pontos de saúde que você conseguiu arrancar dos seus adversários e também pela força dos oponentes que enfrentou. Assim, dar um soco no Ryu te dá mais pontos do que dar um soco no Lutador X. Enfrentar e arrancar sangue de oponentes valorosos resulta num escore superior.

O terceiro colocado já será automaticamente definido, será o segundo melhor atacante. Não haverá disputa de terceiro.

E como eu vou saber quem escolher? Já nem me lembro do meu personagem...

Pois é, né, cara? Sorte que você tem mestres bonzinhos como eu e o Marcolino. Estamos terminando de digitar todos esses 100 personagens e de montar suas Tanden Cards com seus respectivos valores. TUDO será disponibilizado aqui no site nos próximos dias. Fique de olho!

Diferentemente dos outros torneios, este aqui será totalmente ABERTO. As fichas de TODOS os personagens vão estar disponíveis na internet, com TODAS as informações. Você vai poder saber todas as cartas de todo mundo. Basta vocês olharem aqui, estudarem as estratégias e ver que personagem vale a pena escolher e como evitar os golpes de seus rivais.

Vai ser uma luta de uns 10 ao mesmo tempo, né? Posso tirar uma dúvida contigo no meio dela?

Bem... é inviável. Imagina se cada jogador a cada turno querer tirar uma dúvida... com uns dez jogadores... aí é um turno por hora, velhinho. Vou avisando desde já que dúvidas no meio do combate NÃO serão sanadas. Eu e o Marcolino estaremos disponíveis para responder a dúvidas nos dias anteriores ao torneio, antes da luta e nos intervalos. A cada dez turnos de pancadaria vamos dar uma paradinha, porque ninguém é de ferro. Aí podemos conversar também. Mas durante a luta, nada de dúvidas. Assuma por sua conta e risco e a decisão dos mestres é soberana em caso de conflitos de manobras.




E como fica o Telepathy? Esse troço é muito forte!


O marvado "Tontinho", o Telepathy, está aí, apavorando quem se aventurar. Mas como esse é um torneio de todo mundo contra todo mundo ao mesmo tempo, eu tenho certeza que o espírito solidário da galera vai falar mais alto e os caras vão saber dar um corretivo em quem abusar desse e de outros poderes apelões.

Lembre-se que tem coisa bem pior que Telepathy nos torneios anteriores. Ranging Demon ou Shun Goku Satsu... já ouviu falar?


Posso andar com o meu radinho de pilha preso no braço para ter

Musical Accompaniment?

Olha, bicho... Musical Accompaniment só funciona se é o som dominante de um local (e BEM dominante). Já foi a uma roda de Capoeira? É mais ou menos aquilo. Quem é que consegue focar seu espírito com o ritmo da música ouvindo um radinho de pilha que fica pulando no seu corpo? Ou o som domina o ambiente ou nada de bônus de Musical Accompaniment. Ninguém consegue se concentrar em uma música assim. Contudo, nada impede que o cenário tenha o seu som dominante... mas aí vai de você conseguir impor isso na arena.

Dee Jay usou na luta contra Fei Long porque era um ambiente SILENCIOSO pra caramba. Só tinha esse barulho lá e não um combate selvagem de 10 brutamontes.

Como fica o Alcohol Accompaniment, se tem um monte de gente em volta que eu preciso vencer em testes?


O Alcohol Accompaniment é uma ginga, lutadores mais experientes e com altos níveis de perspicácia são capazes de ignorar a ginga de seus oponentes e avaliar os movimentos deles objetivamente. A manobra é bem clara ao descrever que deve ser feita uma disputa de dados entre o usuário e o adversário.

Mas o usuário do Alcohol Accompaniment terá ao menos uma dezena de adversários. Ele só poderá dispor desse bônus se conseguir vencer todos em uma disputa. Se falhar para um, já falhou para todos.


Vamos rolar dado pra caralho, heim? Não dá para diminuir a rolagem?

Então, dá sim. Tem várias coisas que a gente precisava consertar no sistema de rolagem de dados, mas esse não é o momento para fazer isso. Temos personagens que foram feitos com regras de 2002, 2003... mexer em regra agora vai dar uma confusão dos diabos. Então vamos manter as coisas como estão. A única coisa que a gente pode fazer para diminuir as rolagens é uma iniciativa bacana.

Se não existisse a regra de que a defesa sempre vence no War, vc diria "puta merda" ao ver esses dados.

Vai que dá!

É a “regra de empate do War”: empatou, vitória da defesa. Sempre, sem exceção. Então se a fireball foi disparada e empatou, vence quem pulou. Se estou tentando sair do apresamento e empatou, vence quem está sendo apresado. Se estou dando Mind Control em alguém e empatou, vence quem foi mentalmente atacado. E é assim.

Eu já ouvi essa história de se transformar em algum lugar...

Bem, quem jogou videogame na década de 1990 (e vocês jogaram pra CARAIO) deve lembrar que um conceito recorrente é aquele do lutador que copia as manobras dos outros. O exemplo clássico é o Shang Tsung, do Mortal Kombat. Você batia um comando e o cara virava quem você quisesse, um sósia perfeito.

Nos inspiramos também no Kamen Rider Decade, que é um Kamen Rider que tem um cinturão igualzinho ao Tanden Driver (na verdade é o Tanden Driver que é igualzinho ao do Decade...).

Mais do que isso. Kamen Rider Decade usa... cartas... para se transformar nos outros Kamen Riders do passado...


Mais dúvidas? Poste um comentário e responderemos!

Fique de olho no blog!


texto: Seco

26 comentários:

carcara disse...

aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa muitoo massa

carcara disse...

ow duas coisas
o mind control o cara controla mas os pontos que o cara controlado ganha vão pra quem?
outra coisa, qual a vantagem de ter honra nesta batalha? eu não entendi

Seco disse...

Então, vamos às respostas.

1) Se o seu personagem estiver dominado pelo Mind Control ele está em maus lençóis, mas não está tããão frito assim quanto parece. Vamos supor que o M.Bison dominou o Dee Jay. Se o M.Bison quiser controlar o Dee Jay e escolher as cartas dele, poderá fazê-lo. Mas essa ação exige um turno inteiro de concentração do Bison, o que deixará ele vulnerável. Bison só não perderá a sua ação nesse turno se der uma ordem simples, uma palavra apenas, como "pare", "ande", "fuja"... para dizer "ataque a todos mas nunca me ataque", Bison perderia um turno, mas se livraria do adversário. E, finalmente respondendo a sua pergunta, o personagem dominado continua batendo e marcando pontos para o jogador dono dele. O Mind Control não o impede de pontuar.

2) Não há vantagens em ser honrado nessa batalha. Na verdade, usuários do Tanden Engine não estão na plenitude de suas faculdades mentais, conforme explicado anteriormente. A pessoa que tem esse aparelho instalado no seu ventre transfere a sua consciencia para dentro dele. E o Tanden Driver foi feito para reproduzir movimentos marciais e não para copiar pessoas. Em resumo, uma pessoa com o Tanden Driver não consegue avaliar se uma atitude é honrada ou desonrada. Você pode ter o Ryu como capitão do seu time, mas ele não vai lutar honradamente. É uma máquina que está no comando.

Se não fui claro, me diga que ponto preciso explicar melhor que estou de plantão aqui. =D

Seco disse...

Na resposta dois eu falei em Tanden Engine. Eu quis dizer sempre Tanden Driver. Foi mal!!!

Felipe disse...

Mind Control de novo:

se eu - bem claro, EU - controlo no Mind Control o eu verdadeiro dos magrão e o tiro da luta, quantos pontos isso conta no quesito cara-que-mais-porrou? Nenhum? É que existem formas e formas de ganhar lutas, mas o Bison é mais peculiar. Além disso, dano no Psychic Vise tinha que contar também.

E outra. Vocês estão me constrangendo a pegar o Bruce, porque eu não aceito um babaca qualquer o controlando. Quero-o hors concours!

Carcará disse...

Olha lá o Bison começando com mimimimimimimi!!! Se quiser eu troco o Dee Jay contigo :P, ahuhauhauha
Bom fora encher o saco do Bison tenho outra dúvida...
Se o cara ta stun ou knockdown, ele pode trocar de lugar? e se ele poder, ele volta como tava antes?

Suponhetemos, que o cara vai ficar com uma penalidade de -4 de dano por 4 rounds por causa de uma dedada no olho, ai ele troca... quando ele volta daqui 10 rounds ele ainda ta com a penalidade, to certo?

Fabio Marcolino disse...

Carcará, sua dúvida acho que será melhor sanada qdo postarmos sobre as regras de transformação, mas é um ponto interessante e bem lembrado para fecharmos a regra.

Felipe, creio que o Seco pretende contar os pontos para o personagem dominado (e não o dominador) pois o lance de contarmos o quem-porra-mais é justamente pq queremos dar um incentivo pro cara que se arrisca arrancando sangue na arena, e não simplesmente aquele que usa subterfúgios sacanas de putaria como o Bison faria, de ficar sentado numa poltrona confortável ordenando seus dominados como peões de um jogo de Xadrez. Isso é uma maneira interessante de se sobreviver na arena, mas não louvável como aquele que fica num hexágono contíguo socando o adversário.

E é também uma questão de justiça: o cara dominado já perde seus pontos de Honra por fazer coisas maléficas neste estado, é justo que ele ganhe então pelo menos os scores (e, se fosse em uma campanha, experiência também)pelo que ele está fazendo, por mais que seja contra sua vontade.

Assim: vai valer muito mais para o Bison acertar um Psycho Crusher dq simplesmente olhar pro Ken dominado e dizer "dá um 'tsé-tsé-tugen' na fuça do Dee Jay, do Roger Trash e no Ésquilo", entende?

Nesse exemplo, quem está acertando efetivamente o Hurricane Kick no caso é o KEN, não o Bison.

Fabio Marcolino disse...

Por outro lado, pode ser interessante pro Bison isso, pq se ele quiser que determinado personagem dominado vá para a final, o Bison pode ir controlando o cara pra que ele seja o que porre mais.

Esse seria um caso que, talvez, o Bison sendo o único sobrevivente e o que porre mais ser um dominado por ele, o vencedor do torneio seria o jogador do Bison.

Só aguente firme, pq pode ter certeza que os outros jogadores não vão querer deixar que isso aconteça! :D

Sei lá, isso é só uma opinião minha. Se o Seco não concordar com isso, tenho certeza que ele terá uma boa explicação.

Abraços!

Fabio Marcolino disse...

Mas também só se esse finalista tivesse seu "eu-verdadeiro" dominado, sure.

Não sei, pensando melhor agora, ter o seu "eu-verdadeiro" dominado nem seja tão ruim tbm, pq ele ainda pode ir pra final se foi o que mais porrou e o que mais porrar pelos comandos do Bison.

O Bison pode dar uma de louco tbm e deixar o cara parado na frente dele enqto ele o esmaga.

Felipe disse...

Resumindo: não há vantagem no Mind Control, o Bison perde o seu principal atrativo, mas continua custando caro pra cacete.

Felipe disse...

Outra coisa, o que você chama de "subterfúgios sacanas de putaria" eu chamo de Manobra Especial, como qualquer outra. Como light feet com thumbling attack, mastered dim mak com rekka ken, repeated fireball c/ com guided projectile, etc. Isso é tudo putaria, bem mais fáceis e mais baratos de usar, mas só querem limitar o Mind Control.

Carcará disse...

Então, na verdade eu acho que continua bom... por exemplo, se so tiverem 3 caras, vc manda um fica parado, briga com o outro e depois pila o que sobrou sozinho...

Fabio Marcolino disse...

Não se ofenda, Felipe. Tem aquela coisa: vai ter um momento na arena que vai sobrar só dois caras em pé. E vai ter a final. São dois momentos decisivos e nessa hora, o Mind Control funciona igual ao ultimo campeonato. Se vc tem o cara dominado, Game Over pra ele.

Esses q vc disse e o Tontinho, Mind Control, Shun Goku Satsu, Raging Demon.. São todos "subterfugios sacanas de putaria", concordo. Mas como vc disse, "o Bison é mais peculiar". =D

Brincadeiras a parte, a diferença desses golpes ao Mind Control é que depende MUITO da sorte pra que sejam golpes decisivos de um golpe só. Assim que o cara tá seco de FdV (o que é MUITO FACIL com Psychic Vise), pra vencer com Mind Control basta gastar dois chi (ou duas saudes, se vc usa queimadura da alma) e daih vencer um teste de inteligência...

Lutador secreto disse...

seco, como fica a regra de fireball nesse torneio? e o guided projectile?

Seco disse...

Felipe - Oras, o principal atrativo do Bison NÃO é o Mind Control, pelo menos na minha opinião. Eu vejo que o Bison é mais perigoso pelo Telepathy, Psychic Vise, Psycho Crusher e atributos mentais elevados (ELEVADÍSSIMOS, por sinal). Isso sem falar que a regra de "poder de luta" beneficia, e muito, o Bison. Se fosse contar por ponto de experiência, Bison valeria quase 3000. Mas ele tem 1400 de poder de luta, mesmo usando efetivamente seus atributos sociais e mentais. Só de você eliminar um adversário com um teste simplório ele já vale a pena, e muito. Mind Control é uma manobra que custa cinco pontos de poder, mas esse valor é simbólico, pois ela é direcionada a NPCs. Um poder desses para um personagem jogador em campanha simplesmente não deveria ser disponibilizado (como alguns jogadores sugeriram fazer no torneio passado). O Mind Control do jeito que expusemos não chega a ser uma desvantagem, ele ainda é um personagem muito interessante. A prova disso é que tenho CERTEZA que alguém vá pegá-lo caso você o recuse. =D

Seco disse...

Felipe II - O Bruce é bom. Você deveria pegá-lo, principalmente se não quer que ninguém o pegue.

Afinal de contas, não é qualquer um que leva um Dragon Punch do Akuma na cara e depois sai andando numa boa. =D

Seco disse...

Carcará - Você tem razão sobre o caso dos redutores. Se você leva um Wounded Knee, por exemplo. é uma manobra que te deixa com redutor de -2 em chute e movimento por dois turnos. DSe você troca de personagem, quando retornar para ele ainda vai estar com os redutores do Wounded Knee. As penalidades precisam ser cumpridas totalmente.

Sobre transformar-se dizzy e knockdown: Estamos ainda definindo a regra de transformação, aguarde os próximos posts. =D

Seco disse...

Felipe III - Sobre pontuação e Psychic Vise. Algumas manobras não tem um efeito muito objetivo, mas aplicá-las certamente representa uma vantagem indireta que, essa sim, resulta em pontos. Por exemplo, você está me dizendo que um Psychic Vise não lhe dá pontos de combate para classificá-lo entre os melhores atacantes. Isso é verdade. Contudo, não se pode dizer que não é interessante aplicar um Psychic Vise, pois o seu adversário estará praticamente sem força de vontade e com um veiolentíssimo redutor na velocidade. Digamos que você aplica o Psychic Vise em um infeliz, resultando em -7 na força de vontade dele (o que resulta em -7 na velocidade no rpoximo turno). A menos que ele tenha inteligência 7 (nem todos são tão espertos) ele estará Dizzy no próximo turno, o que permite que você esmague ele com qualquer coisa que você queira (aí sim contando pontos objetivamente). E se o seu alvo for espertinho (inteligência 7 ou mais) ainda assim ele terá -7 na velocidade no próximo turno. O Psychic Vise é uma manobra de ajuste, ela não conta pontos objetivamente. Mas essa não é a função dela. A função dela é ajustar, é permitir que você use outras manobras objetivas com efeito máximo.

Seco disse...

Lutador Secreto - Eu não estou satisfeito com as regras de fireball, mas infelizmente não temos opção a não ser usá-las. Não podemos mudar as regras para este torneio pois temos personagens muito antigos na disputa, construídos com outra engenharia de regras e que seriam muitíssimo prejudicados caso mudássemos alguma coisa. Assim, continua tudo como está: o atacante rola Foco com dificuldade seis (mais ajustes de graduação, se houver) e o defensor rola Destreza + Esportes (mais ajustes de graduação, se houver). A única coisa de diferente, como já exposto no post, é a adoção da regra de empate do War. Em caso de empate na parada de dados, o defensor é vitorioso.

O Guided Projectile segue como o conhecemos. A diferença é mesmo a regra do empate, que beneficia o defensor.

Felipe disse...

Seco,

o que me incomoda é que o Mind Control foi criado JUSTAMENTE para que a vítima aja NO INTERESSE do controlador. É essa a sua razão de existir e é isso a manobra. Num torneio em que não querem fazer modificações nas regras, modificam só o que me afeta. Desnaturaliza-se a manobra quando dizem que o dano causado pelo dominado - e se causou é porque o Bison não fez outra coisa durante o turno - não conta pro Bison. Pode-se eliminar adversários, mas isso é interesse geral, beneficia a todos os restantes e não conta ponto nenhum pro Bison...

O Bruce perdeu vigor, ficou fraco. O Gehrard estará lá?

Carcará disse...

Felipe, faz que nem eu, não pega o char principal... se ta reclamando mas por exemplo eu nem cogito pegar o Dee Jay:
1) não vai dar pra usar a musica
2) não vai dar pra usar o alchool
3) não adita dar knockdown em um e apanhar do resto...
Se quiser trocar, estamos ai...

Caian disse...

Na verdade, boa parte das regras foram alteradas, mudando por completo a situação de diversos personagens criados na mecânica antiga. Por exemplo a forma como desde o ultimo torneio usamos Força e Vigor para elevar ou diminuir dificuldades de dano afeta drasticamente os personagens da edição Telecat Now: On the rivers, que sem exceção tinham pontos para força e vigor superior a 5, portanto, afetados por essa mudança de regras.

Assim sendo, diversos personagens estão sendo afetados por mudança de regras, seja os personagens dessa versão ou o reclamão Bison. Portanto, não sei por que não mudar todas regras que temos para mudar por meio de afetar alguns personagens, uma penca deles já foi afetada com mudanças póstumas à criação deles.

Felipe disse...

I rest my case.

Bison é inimigo público, altíssima taxa de rejeição, mesmo entre os mestres. Não tem barganha política. Desisto.

Seco disse...

Felipe - Infelizmente o Gehrard não estará disponível. Como tínhamos vaga para 100 personagens, eu precisei escolher alguns, e escolhi aqueles das crônicas de Coronel. Contudo, estamos usando as últimas versões dos PCs. Na última aventura, Bruce e os outros personagens adquiriram Shun Goku Satsu por causa do canhão psíquico do... Bison! Lembra disso?

Mas vem cá... você acha MESMO que o Bison ficou fraco?

E você sabe que não é perseguição ao Bison ou a você. O Carcará reclama que não vai ter o musical e o alcohol accompaniment, bases do único personagem que ele já jogou em campeonatos. O Guga reclama que o Ranging Demon não mata o adversário (o argumento dele também é muito lógico, afinal é um golpe que ataca o espírito). E TODO MUNDO (menos os detentores) quer que o Telepathy seja abolido para esse campeonato. Enfim, everybody tem uma pendenguinha e se acha muito injustiçado, você sabe disso. E também nem de longe você é o mais prejudicado do grupo, rapaz.

Além disso, não ocorre o que você está dizendo. O Mind Control NÃO FOI desnaturalizado, ele está mantido tal e qual! Suas regras não foram alteradas, ele continua valendo como sempre valeu. O que não tem base é o argumento de que os pontos de pessoas controladas deveriam ir para Bison. Até porque Cammy passou a infância e juventude inteira comandada pelo Bison... e quando se libertou, tinha uma penca de poder que era dela, que ela desenvolveu... experiência foi para ELA, não para o Bison. É verdade que ela teve amnésia e não sabia de onde vinha toda a sua habilidade... mas os pontos de experiência ficaram com ela sim, como não?

E Bison pode até ter alta taxa de rejeição, mas é um dos meus personagens favoritos e do qual fui um dos principais defensores para que ele estivesse disponível integralmente no último campeonato. =D

Felipe disse...

1. O Bison é forte, mas, dadas as circunstâncias, não é tão foderoso assim. É um personagem difícil, gasta demais: é feito pra ganhar em cinco turnos (por isso é forte) e - considerando minha costumeira nhaca - se tiver sorte. Mas aqui a gente fala de cinquenta mil dólar de neguinhos sangue-no-zóios, e tem gente mais foderosa pra esse tipo de combate que eu sei. E eu quero convencê-los disso porque sei que todo mundo foi contra mim no último torneio - não me faço de vítima, é natural torcer contra o Bison - e agora a gente precisa de um pouco mais de diplomacia entre jogadores. EU PRECISO DE CAPITAL POLÍTICO, tá entendendo? Coisa que eu quase não tive quando quiseram defender, os mestres inclusos, que o Jean podia voltar o turno porque fez cagada... (É. Essa ficou entalada aqui, junto com a treta da volta dos pontos de experiência, como se Boi e Jean pudessem decidir na camaradagem o que afetaria os demais). E a minha ideia era, se não tivesse esse capital, que o conquistasse à força no Mind Control... Mas agora só tem mesmo valia se eu guentar entre os últimos - o que me bota numa sinuca de bico, já que é mais provável no começo uma união contra mim do que comigo. Vocês sabem, é tão dureza ser Bison (ó vida!) que o Zangief preparou seu personagem especialmente para derrotá-lo, o Vega fez o possível para o mesmo e depois fez figa pelo Zangief, (fêladamãe do Césinha), e o Fei Long só fez lá um tico porque já foi mei resignado. Já o Bison, esse injustiçado das vanguardas soviéticas, não tinha muita escolha para surpreender.

(Haec causa perdita est, má vá lá: essa da Cammy não me convenceu. Acontece que tudo que ela fez dominada não valeu pra ela. Digamos que ela roubou o Bar do Mico, aguentando de buenas aquele aperto de mão Iron Claw Inspired do Valdir, do que eu duvido. Só que foi o Bison que comeu o pastel! haha! Ela roubou, mas ele é que comeu o pastel, tá entendendo? O essencial do MC é isso: dominar para que o outro aja para mim. Tirar da batalha é que é contingente.)

2. Não acho que o Carcará tenha de ficar sem o musical accompaniment. Acho tranquilo ele arranjar um rock'n'roll all night and party every day. É do personagem, oras bolas. (Como seria do meu personagem subornar os dados pra que larguem mão de ser caiporas e me favoreçam...) Também não acho que se não vale prum não vale pro resto o alcohol. Tá, me acuse de adEvogar em causa própria de novo, mas o fato é que se você não engana um, e por isso não engana todos, o filhadaputa que poderia ter sido enganado e não foi porque um se salvou tá se aproveitando de atributos que NÃO lhe pertencem. (Releia, a frase fica clara na quinta tentativa). Isso é malandragem na súmula, coisa de sanguessuga; vale pro falsário, pro cartório (dá no mesmo), não pra arena de porrar.

(Você não tá vendo que eu só quero fuder com você, Sequinho?: essa regra só foi criada no TEU benefício, porque o alcohol nos termos certos e justos e legais e conforme a jurisprudência assentada neste tribunal seria bem pepinoso, ou impossível, de controlar. Sem falar que já é conhecida aí nos botecos da vida sua intolerância e reserva moral ao alcohol e sua preferência pelo leite com pêra e ovomaltine).

3. Vai ser julgado improcedente MAS eu preciso dizer. Ficou meique ridículo neguim usar Bloqueio com Flash Stance na boa na paz e tudo belezinha. Por lo menos menos dois de absorção devia ter. E alguma outra penalidade com outras manobras evasivas, tipo mais dois de dificuldade pra esquivar com jump e etcoeteras.

4. Como meu nome cabalístico é encher-o-saco: outra. Os stances foram uma boa sacada, mas acho que ficaram muito dragon ball ZzZZzzZZz. Particularmente eu preferiria, naquela toada de não desnaturalizar as manobras, uma variação menor (+1, -1, no caso), ou até penalidade maior que o bônus, pra que o normal stance seja exatamente isso: normal e não excepcional.

5. Xungocuçatso ativo, é?

Carcará disse...

1) Eu acho que a questão aqui é a seguinte: Os finalistas do torneio são os: que derem mais dano; que ficar vivo por último... cabo... Bison dominô, mas num bateu, se fudeu. (até rimo). Acho que a regra é clara Arnaldo, se o cara for la e deu um SentaopapoSempunhako e deixar o cara em coma por 5 dias... blz, parabẽns, tiro dano? Não?? Pulouuuu, se fudeu. Quando o campeonato for de quem deixa mais caras stuns ou em coma, ou domina mais, ou seduz mais, ou que anima mais a galera, ai sim vale ponto pra ele.
Este é o modo como vejo as coisas, tanto que não vou pegar o Dee Jay. Deve ter muitos outros personagens bons, se se acha que vai se ferrar com o Bison, que vão mirar em vc, deixa outra pessoa pegar, esta que vai se tornar o alvo primário.
Felipe, este negocio de voltar atrás concordo plenamente com você. tanto que eu fiz uma ação contra o Fei Long pq eu não sabia uma coisa, dai quis voltar atras e não pude.

2) eu sempre achei que o musical deveria estar ativo sempre, uma vez ele pagou por aquilo, não é nenhum tipo de coisa que ele ganhou de graça. Ele poderia ter comprado outra coisa com estes pontos. (se bem que por causa deste poder rolaram os Role Plays mais legais do último campeonato, como por exemplo o Sagat destruindo um JoséPelim e o outro ja subindo logo depois, ahuahuahua)
O negocio do alchool eu falei a mesma coisa pro Seco, mas a decisão eh do mestre, deve ter um bom motivo. (ia ser legal rolar milhares de dados todo turno hohohoho)

3) Concordo plenamente, e até já fiz sem prestar atenção coisas do tipo, jump com flash só para mover. Acho que o -2 poderia entrar como o Felipe citou, em -2 de movimento ou dificuldade.

4) Acho que esta muito bom assim.

5)ein???

6) eu sei que a msg não é pra mim, mas ta de boa aqui no trampo então estou respondendo :)

Postar um comentário