Índice de Força e números afins

A figura abaixo representa o Índice de Força (ou Índice de Poder, de acordo com a versão americana =P...). É um número que varia entre "0" e "1" e serve como referência para medir o quanto de experiência cada um dos guerreiros mundiais tem, comparando o mais fraco com o mais forte.

Assim, o personagem que é constituído de mais pontos de experiência é M. Bison (que tem 1.603) e o que é feito de menos pontos é Balrog (com 783 pontos). Bison recebeu o número "'1" e Balrog o número "0". Todos os demais lutadores estão posicionados em algum ponto entre 0 e 1, de acordo com a quantidade de pontos de experiência que possui.

O nome do número é Índice de Força/Poder, mas representa mais o refinamento e recursos que o personagem possui do que a sua capacidade efetiva de luta. Por exemplo, Sagat, um dos mais competitivos personagens, tem um inegável poder de luta, mas seu índice de força é "apenas" 0,302. Isso ocorre porque Sagat tem pouquíssimos pontos em atributos sociais, assim como não tem muitos pontos em habilidades. Por outro lado, Vega tem um Índice de Força muito maior (0,554), mas ele conta com Aparência 7 e diversas habilidades extra-combate, que somam poder ao personagem, mas não necessariamente o faz uma opção mais combativa do que outro.


Essa é a dita linha de força. Clique para ver ampliado.

Enfim, esse número existe apenas para servir de referência, para orientar a escolha dos jogadores.

O Índice de Força também determina a quantidade de pontos de experiência que cada personagem tem. O personagem "mais fraco" recebe mais pontos de experiência para gastar do que o personagem "mais forte".

Da mesma maneira que a explicada acima, Bison recebe 100 pontos de experiência para distribuir como quiser, de acordo com as regras de limites (que ainda serão publicadas aqui). Balrog recebe 200. Todos os outros personagens vão receber uma quantidade entre 100 e 200, de acordo com seu Índice de Força, sendo que os em tese "mais fracos" vão sempre receber mais do que os em tese "mais fortes".


Tabela com XPs de cada personagem, o quanto que ele tem a gastar e outros dados

Entre as lutas os personagens também vão receber alguns pontos de experiência. O que cada um receber vai ser multiplicado pelo índice "multiplicador de XP", que aparece na ficha do personagem. Isso quer dizer que os personagens mais fracos também vão receber mais experiência no decorrer do torneio do que os mais fortes. A quantidade que cada personagem conquistou será multiplicada por um número entre "1" e "2", definida de acordo com o Índice de Força.

Por fim, existem ainda os Pontos de Coragem, distribuídos, também, de acordo com o Índice de Força. Os cinco personagens no pé da Linha de Força vão ter direito a três pontos de coragem; os próximos cinco, localizados mais ao centro da linha, terão dois pontos; os próximos cinco, mais na parte de cima, terão somente um ponto; enquanto o décimo sexto lutador, em tese o mais forte, não terá direito a nenhum Ponto de Coragem no decorrer do campeonato.
O grafico acima mostra quanto de XP cada personagem tem e quanto ganhará nesta primeira fase

O Ponto de Coragem só pode ser usado fora de uma luta e não pode ser recuperado depois de usado. Ele recupera toda a Saúde do personagem ou então todo o Chi ou então toda a Força de Vontade. Isso quer dizer que os jogadores que optarem por escolher os personagens em tese "mais fortes" terão pouca margem para errar, enquanto aqueles que escolherem os personagens em tese "mais fracos" poderão recuperar mais vezes a Saúde, Chi ou Força de Vontade caso não sejam felizes em uma luta.

Por ora, é isso. Vão perguntando aqui no blog e vamos respondendo as dúvidas. Também temos mais novidades ainda para publicar nos próximos dias.

Valeu!

0 comentários:

Postar um comentário